Artigos

A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

.

O presente artigo tem como pretensão refletir sobre a formação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sentido de compreender as implicações de uma formação generalista em contraposição às habilitações ou formações em nível de pós-graduação específicas. Para tanto, inicialmente discutimos como vem ocorrendo a formação inicial de professores, em seguida tratamos dos aspectos legais que dispõem sobre o assunto para, finalmente, refletir sobre a formação e as funções atribuídas ao professor do AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Consideramos, a partir dos estudos, que a formação vigente não é suficiente para o atendimento às necessidades e especificidades de desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial. Acreditamos em um modelo que considere o processo de formação do professor do AEE a partir da apropriação de conhecimentos referentes à educação especial – elaborados ao longo da sua história em processos de formação inicial e continuada –, bem como através dos saberes engendrados nos diferentes contextos escolares, a partir da sua relação com os outros professores e com os próprios alunos.

Palavras-chave: formação de professores, atendimento educacional especializado (AEE), alunos público-alvo da educação especial.

Clique aqui para fazer download do artigo “A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)” – Patrícia Cristina Rosalen