Últimos artigos

Atividades Inclusivas

.

A Inclusão Social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença racial, de classe social, origem geográfica, educação, idade e existência de deficiência. Praticando a Inclusão Social, a sociedade modificará suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa a fim de serem capazes de interagir naturalmente na sociedade. Todavia, este parâmetro não promove a discriminação e a segregação. As pessoas passam a ser vistas pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

Clique aqui para fazer o download do artigo “Atividades Inclusivas” – Carla Saullo

A Inclusão Escolar no Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria

.

O Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” é um órgão público municipal, existente em Rio Claro desde outubro de 1982, que atende aos portadores de necessidades especiais de Rio Claro e região, na faixa etária de O a 18 anos, tendo como critério para admissão: crianças e adolescentes portadores de deficiência física, neuro sensorial (surdo, visão subnormal, cegueira e surdocegueira), atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM), fissura lábio palatal, má formação congénita, artrite reumatóide juvenil, síndromes e outras patologias correlatas.

Clique aqui para fazer o download do artigo “A Inclusão Escolar no Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria – Atuação Pedagógica e Fonoaudiológica”

.

Ao se falar em educação de surdos, pensamos na escola como um espaço democrático e de acesso às diferenças linguísticas presentes num grupo minoritário, assim não podemos deixar de discutir aspectos que norteiam a prática pedagógica em sala de aula, sendo o professor, sujeito importante nesse processo de inclusão e escolarização dos alunos surdos, contando também com a presença do intérprete de Libras inserido neste espaço. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de aprendizagem bilíngue oferecidas aos alunos Surdos da Escola Municipal “Professor Armando Grisi”, da rede de ensino, na cidade de Rio Claro. Através do presente estudo, pretende-se refletir sobre questões relativas à aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita a estudantes surdos incluídos na rede regular de ensino com alunos ouvintes, dentro de uma perspectiva bilíngue.

Palavras – chave: Surdos. Proposta Bilíngue. Libras.

Clique aqui e faça o download do artigo “A importância do português escrito como segunda língua na educação de surdos em uma escola com proposta bilingue” – Rita de Cássia Gomes de Oliveira

A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

.

O presente artigo tem como pretensão refletir sobre a formação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sentido de compreender as implicações de uma formação generalista em contraposição às habilitações ou formações em nível de pós-graduação específicas. Para tanto, inicialmente discutimos como vem ocorrendo a formação inicial de professores, em seguida tratamos dos aspectos legais que dispõem sobre o assunto para, finalmente, refletir sobre a formação e as funções atribuídas ao professor do AEE. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho consiste numa pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Consideramos, a partir dos estudos, que a formação vigente não é suficiente para o atendimento às necessidades e especificidades de desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial. Acreditamos em um modelo que considere o processo de formação do professor do AEE a partir da apropriação de conhecimentos referentes à educação especial – elaborados ao longo da sua história em processos de formação inicial e continuada –, bem como através dos saberes engendrados nos diferentes contextos escolares, a partir da sua relação com os outros professores e com os próprios alunos.

Palavras-chave: formação de professores, atendimento educacional especializado (AEE), alunos público-alvo da educação especial.

Clique aqui para fazer download do artigo “A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)” – Patrícia Cristina Rosalen

AEE O Direito de Ser-Sendo Diferente

.

Nesta revisão bibliográfica os artigos analisados pontuaram alguns tipos de comportamentos agressivos, que se manifestam na infância e adolescência. As pesquisas identificam esses sintomas e classificam dentro de um quadro que são: Transtorno afetivos, Obsessivo-compulsivo (TOC), Bipolar, Humor (TBH), Déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), Opositivo desafiador (TOD) e o de Conduta (TC). Os autores colocam como é sofrível para as crianças e adolescentes conviverem com estes sintomas. Alem das doenças, algumas crianças e adolescentes, também sofrem com violência familiar, e essas agressões desencadeiam problemas de agressividade. As manifestações dos problemas de comportamento, primeiro aparecem dentro da família, depois na escola e sociedade, deixando estes indivíduos em risco, desencadeando sentimentos de insegurança, vulnerabilidade, hostilidade e agressividade em relacionamentos sociais.

Palavras-chave: transtornos, escola, família

Clique aqui para fazer o download do artigo “AEE O Direito de Ser-Sendo Diferente” – Eliene Ap. dos S. Delgado