Artigos

Posse do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

.

Em solenidade presidida pela vice-prefeita e secretária de planejamento, desenvolvimento e meio ambiente, Olga Salomão, os 20 membros que representam várias áreas da sociedade civil do município tomaram posse no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro.

A diplomação aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 03, no salão de audiências do gabinete e contou com a presença de representantes de instituições; dos secretários municipais Marcos Pisconti (Governo), Heloísa do Carmo (Educação) e Sérgio Desiderá (Cultura); e vereadores Julinho Lopes, Paulo Guedes e João Zaine.

Olga Salomão iniciou o pronunciamento elogiando a atuação do vereador Julinho Lopes, que tem organizado e fomentado políticas de apoio a pessoa com deficiência.  A vice-prefeita comentou a necessidade de o novo conselho acompanhar e cobrar ações do poder público, considerando que “o conselho conta com gente qualificada, que pode desempenhar o papel fiscalizador”.

Um assunto muito importante e que diz respeito diretamente aos interesses do Conselho da Pessoa com Deficiência também foi abordado por Olga Salomão. A Sepladema vem discutindo o Código de Posturas, o Código de Obras e o Plano Diretor, três áreas que envolvem, entre outras questões, a política de acessibilidade nos prédios e áreas públicas. Por último, Olga Salomão solicitou a discussão da mudança da lei de 2001, que instituiu o Conselho, pois ela traz algumas diretrizes que precisam ser repensadas.

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência 002

Foram empossados: Juliene Patrícia Antônio (titular) e Osvaldo Fernando Moreira (suplente) representando a Secretaria Municipal de Saúde; Andressa Pin Scaglia e Milena BellaCosta Perin também pela Secretaria Municipal de Saúde; Marcelo Alexandre Joamomi e Rosmeiri Pinheiro Moraes pela Secretaria Municipal de Ação Social; Patrícia CristinaRosalen e Alessandra Aparecida Cain pela Secretaria Municipal da Educação; Mauro Klebis Schiavon e Silvino Marques da Cunha Júnior pela Secretaria Municipal de Esportes; Luiza Bolgar e Jaqueline Vallati Carbo pela Associação dos Surdos de Rio Claro; Vaniele Fernanda Foresti e Cristina Mamprim Losano pelo Centro de Equoterapia dos Cavaleiros “Professor Victorino Machado”; Flávia Garcia Zanfelice e Maria Josefa dos Santos pela Apae; Rosângela Sebastião Franco e Sidnéia Gramasco Peres pela Aderc e Célia Regina Rossi e Eliane Mauberg de Castro pelo Instituto de Biociências da Unesp.