Serviços/Entidades

Atendimento Educacional Especializado

Objetivos: O atendimento nas Salas de Recursos tem como intenção proporcionar suporte pedagógico à classe comum com atendimento individual ou pequenas turmas, em caráter complementar ou suplementar, no período diverso às aulas regulares na própria unidade ou em unidade diversa. O Atendimento Educacional Especializado ocorre, ainda, como atendimento domiciliar quando em virtude de afastamento por motivo de fragilidade em sua saúde a criança ou jovem não pode frequentar a escola; bem como, o atendimento hospitalar que teve início em 2010.

No presente ano, contamos com Salas de Recursos funcionando nas seguintes Unidades Educacionais:

·EM Antônio Marrote;

·EM Antônio Sebastião da Silva;

·EM Armando Grisi;

·EM Benedito Zaine;

·EM Clara Freire Castelano;

·EM Dennizard Machado;

·EM Diva Marques Gouvêa;

·EM Djiliah Camargo de Souza;

·EM Elpídio Mina;

·EM Ephraim Ribeiro dos Santos;

·EM Hamilton Prado;

·EM Hélio Jorge;

·EM Jardim das Palmeiras – CAIC;

·EM Jovelina Morateli;

·EM Laura Penna;

·EM Luiz Martins R. Filho;

·EM Monsenhor Martins;

·EM Paulo Koelle;

·EMA Rubens Foot;

·EM Sérgio Hernani Fittipaldi;

·EM Sylvio de Araújo;

·EM Victorino Machado.

Em virtude dos agrupamentos de alunos com Deficiência Auditiva as EM Armando Grisi (Ensino Fundamental) e EM Clara Freire (Educação Infantil) contam com a presença de intérpretes.

Faixa Etária: alunos de todas as escolas da rede municipal (Etapa I de 0 a 3 anos; Etapa II: de 04 a 05 anos; Ensino Fundamental I: de 06 a 10 anos; Ensino Fundamental II – Escola Agrícola – de 11 a 14 anos: EJA: jovens e adultos).

Atividades:

·Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos; a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; o tipo de atendimento conforme as necessidades educacionais específicas dos alunos; o cronograma do atendimento e a carga horária, individual ou em pequenos grupos;

·Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola;

·Produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo;

·Estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum e com demais profissionais da escola, visando à disponibilização dos serviços e recursos e o desenvolvimento de atividades para a participação e aprendizagem dos alunos nas atividades escolares; bem como as parcerias com as áreas intersetoriais;

·Orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação;

·Desenvolver atividades próprias do AEE, de acordo com as necessidades educacionais específicas dos alunos: ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras para alunos com surdez; ensino da Língua Portuguesa escrita para alunos com surdez; ensino da Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA; ensino do sistema Braille, do uso do soroban e das técnicas para a orientação e mobilidade para alunos cegos; ensino da informática acessível e do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva – TA; ensino de atividades de vida autônoma e social; orientação de atividades de enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação; e promoção de atividades para o desenvolvimento das funções mentais superiores.

Endereço: Rua 6, 3265 – Bloco I – Alto do Santana
Telefone: 3522-1950 / 3522-1949
E-mail: coordenadoria.especial@educacao.rc.sp.gov.br
 Site:  www.educacaorc.com.br