O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) é um serviço de saúde mental destinado a prestar atenção diária a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, bem como aos que fazem uso abusivo de álcool e drogas.
Existem diferentes tipos de CAPS, cada um direcionado a uma clientela específica, isto é, adultos, crianças e adolescentes com transtornos mentais graves ou transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas – a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período do funcionamento (diurno ou 24 horas).
Entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, os CAPS têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
O CAPS i de Rio Claro
Endereço: Rua 11 n.° 1945 – Santa Cruz.
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00 horas, atendendo demanda espontânea e referenciada.
Este serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra infantil, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, fonoaudióloga e equipe de apoio.